Almas Ilegais


Título: Almas Ilegais
Autora: Lily Silva
Publicado: Amazon


Lily Silva levou ao extremo o sentimento que os leitores mais jovens têm tido com relação à leitura. Para quem participa dos grupos de leitores nas redes sociais, é fácil ver imagens da leitura sendo engrandecida em detrimento de outros hobbies. No mundo distópico e extremo da autora, livros são completamente proibidos pelo Estado:
"Fica Proibido, a contar da data desta publicação, a leitura ou posse de qualquer tipo de obra literária, de ficção ou não ficção, de qualquer nacionalidade e gênero. Aqueles que infringirem a ordem deste decreto estarão sujeitos às penas cabíveis e constantes na Lei Maior do Estado, cito o  artigo 156, parágrafos 7, 8 e 9 sobre penalidades aplicáveis a perturbadores da ordem."

Esse universo poderia, facilmente, levar algumas pessoas a um estado igual ao de Pedro, o protagonista deste conto. Ao ser capturado, ele assiste à destruição dos seus livros como parte de sua tortura pela polícia, o que o leva a um estado de loucura. Embora nos pareça estranho que a destruição de um livro enlouqueça uma pessoa, combina inteiramente com a atmosfera do conto e do universo criado, pondo em destaque o significado da literatura para algumas pessoas.

Outros pontos interessantes do conto é a ignorância de um dos policiais, que realça o poder modificador da leitura, que se mostra especialmente na imagem de um tenente. Além disso, a leitura é fluída, mas não infantil ou simples – tendo algumas características da linguagem falada, o que acrescenta dinamicidade ao enredo.


É certo que todo aficionado por leitura vai adorar (e temer) esse mundo da Lily Silva. Todos que tiverem interesse podem baixar o conto pela Amazon (clique aqui!), que permitirá download gratuito até 26/06/2014. Aproveitem!

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.