[Cinema] Amaldiçoado


O Diretor Alexandre Aja recebeu o romance Horns (Joe Hill, 2010), um realismo fantástico, em mãos para realizar a adaptação cinematográfica. No romance, Joe relata a história de Ignatius Perrish, morador de uma cidade pequena, que está atormentado pela morte da namorada e por toda a cidade, que o culpa pelo assassinato. Mas, um belo dia, Ig acorda e descobre que virou o diabo, com dois cornos despontando da sua testa. A partir daí, Ig passa por uma jornada na qual se afunda nos próprios anseios imorais (e no de outras pessoas, já que agora elas contam tudo o que pensam e pedem permissão ao Diabo para que realizem seus desejos considerados imorais) e descobre o que aconteceu com sua namorada, Merrin.

O filme de Aja não faz justiça ao realismo fantástico de Joe Hill. Enquanto a novela traz sentidos dúbios e muito para pensar, a adaptação escracha todos os propósitos e fatos, bem como leva um tom muitas vezes próximo ao gênero Young Adult, inclusive em seu final. O filme é interessante mais pelas possibilidades que abre ao terror, todas de merecimento do escritor da obra que o baseou, e pela mistura de características de vários gêneros (dark fantasy, horror, dark comedy, YA). Mas nem sempre essa mistura foi bem utilizada, levando a aberrações, como o final, que é uma aberração YA em meio à matriz de terror, e também uma aberração teológica, que nos deixa um pouco confusos.

Do mais, parece que o filme se aproveitou da fama prévia de Daniel Radcliffe (no papel de Ig), que pouco marca na pele de um personagem tão único. O filme é interessante de ser visto por sua mescla de gêneros e os fãs de terror mais convencionais vão gostar de poucas cenas, como uma cobra (imagino que uma jiboia) atravessando o corpo de alguém e entrando por sua boca.

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.