[Cinema] Aterrorizada


Aterrorizada (The Ward, em inglês) é um horror psicológico dirigido pelo ilustre John Carpenter, mais conhecido por seu trabalho com Haloween e direção de Cristine (baseado no livro homônimo do Stephen King).

O filme traz Amber Heard no papel de Kristen, a protagonista, que é internada em um hospital psiquiátrico após incendiar uma casa. Estão internada no hospital outras mulheres com problemas psiquiátricos e, em certo momento, todas se veem aterrorizadas diante o aparecimento de uma entidade espiritual, com aparência similar a um zumbi. A partir disso, Kristen procura descobrir a origem do ser e escapar do hospital, que a submete a tratamentos abusivos.

A produção surgiu depois de quase 10 anos de pausa de John Carpenter em dirigir um filme e, para muitas pessoas, demonstra a decadência do diretor e da sua fixação pelo passado. No filme, poucas técnicas imagéticas são aplicadas, além de se passar nos anos 60 e aparecerem vinhetas de séries da época. Para uns, isso significa que o autor está olhando demais para o passado, e não para o futuro, quando se compara ao horror que Sam Raimi estabeleceu a partir de sua franquia Jogos Mortais (Saw, no original).

Apesar disso, vi em The Ward um ótimo retorno ao cenário de terror. Acho que o desânimo das pessoas em relação ao filme se dá por seu fraco apelo imagético, num mundo onde banalizamos a violência e o gore a tal ponto, que filmes como o tal perdem o poder de causar terror/horror para a maioria das pessoas.

Além disso, o final deixou para desejar para várias pessoas, pois lhe foi prometido um filme de fantasmas - o que não foi o caso, pois o fim lhes revela que as personagens, incluindo a entidade assassina, são personalidades de Kristen. Embora o mesmo final já seja um velho conhecido dos fãs do gênero, não acho que ele quebre o interesse do filme. Acho que o horror e a aversão em The Ward não estão no aparecimento da entidade ou em cenas de gore escrachado, mas sim no sentimento de aprisionamento que Kristen e as outras sofreram durante o longa, que geraram diversas cenas incômodas (e magníficas).

Será que estamos nos tornando insensíveis diante o horror?

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.