Sobre "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu


(Edição da imagem por J-ess)

         Ficcionista dos anos 70, Caio Fernando Abreu possui como temáticas recorrentes em suas obras a profundidade e o amor do ser humano, perpassando todas suas facetas – desde os mecanismos pelos quais a solidão está presente no âmago das pessoas, como é o caso do conto Sapatinhos Vermelhos, até o homoerotismo. Mas, de forma predominante, a dor se configura como um dos alicerces na construção de suas narrativas, conectando-se com características como o lirismo, o sonho e a linguagem sem qualquer convencionalismo literário que é  tão própria do autor.
       Numa análise superficial, percebe-se que o conto “Aqueles Dois” (In: Abreu, Caio Fernando. Morangos Mofados. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987) aborda a temática da homoafetividade claramente contextualizada ao meio sociocultural que envolve a narração, criando assim a possibilidade de comunicação e discussão sobre a temática com o público – ao que se refere à literatura e aos problemas sociais que seguem com afinco a homoafetividade ainda nos dias de hoje. E apesar do enredo aparentemente simples (um encontro de duas pessoas que são produtos de desilusões amorosas numa repartição pública e o desenvolvimento progressivo duma relação), a história se configura de forma magnífica na procura da “alma gêmea” ou do “duplo”.
          Acho que “Aqueles Dois” é um ponto de partida sensacional para refletir sobre os dois assuntos e a história, assim como o livro todo, é indispensável para qualquer pessoa que goste de literatura brasileira ou que são adeptos de um bom romance romântico, com suas cores e dores tão únicas.

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

5 Responses to Sobre "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu

  1. Confesso que não conhecia esse conto, mas a tua análise (deliciosa por sinal) dele me deixou curiosa. Vou atrás d'Aqueles Dois xD

    ResponderExcluir
  2. Já te disse algumas vezes o quanto Caio Fernando Abreu e você combinam. E continuo dizendo: Caio Fernando Abreu e você combinam.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Retribuindo Sua visita la no blog! =D
    Claro que posso dar minha opinião! Sera uma honra! *-*
    mande um e-mail para carolinapiovesan@yahoo.com.br
    Com o(s) testo(s) que você quer eu de uma olhadinhaa ^^.
    Bem seguindo seu blog, pode seguir o meu também?
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    Beijos - Carol, Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário do que muitos pensam, Caio não era somente um romancista, era um excelente realista, também.

    ResponderExcluir
  5. Foi o primeiro conto do caio que li, achei muito bom, confesso que li melhores, mas é muito bom. Égua, pensei que tava lendo uma crítica de um estudante de Letras, gente intelecutalizada é outra coisa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.