O Blog

Algumas poucas pessoas me perguntaram o porquê do nome do blog, e já faz algum tempo que estou para adicionar essa página e dar uma explicação sobre isso. Ainda que ela seja relativamente simples, acho que preciso contar uma história antes de dar tudo rápido e limpo.

Foi por volta do final de 2008 ou início de 2009 que conheci a Saah Tavares, quase-escritora assim como eu. Não sei se essa porção é comum a nós dois, mas acho que nos demos bem desde que começamos a nos falar, apesar de ambos sermos um tanto quanto rabugentos e antissociais (talvez tenha sido por isso). De qualquer forma, mantemos contato por bastante tempo, construindo ou participando de um círculo de amigos que jogavam RPG e se reuniam para nada.

Certa noite, já em 2011, conversávamos na mesa de um bar sobre livros e, por acaso, surgiu o nome de dois escritores que eu desconhecia: Henry Miller e Anaïs Nin. Conversamos sobre e, no dia seguinte, procurei as obras dos dois e comecei a conhecê-la. Interessei-me profundamente pela ficção de Anaïs Nin e por sua vida, e logo comecei a comprar e ler tudo o que havia no mercado sobre ela - ainda ano passado consegui comprar todos os volumes de seus diários em francês, inclusive aqueles não publicados no Brasil e seu diário de infância (obrigado, Vanessa Kern!).

E enquanto minhas ideias eram suscitadas e voltavam a crescer, eu conhecia mais e mais as obras e a vida de Anaïs. No final de 2011 eu conheci o Diego Santos, que de alguma forma me modificou no pequeno período que passou na minha vida, já que eu o admirava e isso impulsionava minhas ideias. Foi numa manhã qualquer que o encontrei na biblioteca central onde estudávamos (eu, Biologia; ele, Direito) e vi uma moça passar, que nem sei nome. Já tendo alguns poucos anos durante a adolescência onde escrevia diariamente, mantendo personagens em fóruns de RPG onde a escrita é algo extremamente exercitado, inspirado pela Anaïs Nin e impulsionado pela presença do Diego, essa moça era o que faltava.

Quando cheguei em casa estava afoito, com o coração acelerado. Foi daí que surgiu o primeiro conto após o tempo que passei sem escrever ("Codinome, Margarida") e quando surgiu a ideia de criar um blog junto com a Sacha Tavares de contos eróticos. Após alguns dias sem saber o nome, encontrei um conto da Anaïs no livro Pequenos Pássaros que homenageava um quadro de Goya, Maya Desnuda. Daí surgiu o nome do primeiro blog, Memórias Desnudas, idealizado por nós dois e construído por uma amiga de mais longa data, Amanda Morais. Lá, eu e Saah publicávamos semanalmente contos e microcontos eróticos, além de uma noveleta nunca terminada (e que espero dar continuidade algum dia).

Com o tempo, fomos escrevendo em outros gêneros, buscando nossas verdadeiras raízes na literatura e nos identificando com outros assuntos. Eu cheguei mais próximo da literatura fantástica, ainda que escreva erótica frequentemente. Sacha chegou mais perto de uma literatura introspectiva, um fluxo de pensamento; e, por vezes, do terror, o qual trabalha muitíssimo bem. Desta forma, tomamos caminhos separados dentro da literatura e chegou o tempo que o blog já era atualizado raramente.

Quando chegou nessa fase, e por ficar estranho postar num blog de literatura erótica qualquer outro tipo de conto, decidi criar um blog só meu, onde postaria tudo o que escrevesse. Depois de vários dias sem quaisquer ideias para nome, lembrei-me de que Anaïs sempre encontrava um de seus amantes (Henry Miller) num Café em Clichy, que é uma "cidade" francesa próxima à Île-de-France. Além disso, Clichy foi extremamente importante na relação dos dois escritores e na sua produção literária, pois foi onde muitas das suas obras e inspirações surgiram. Existe até uma novela autobiográfica de nome Quiet Days in Clichy, de Henry Miller.

E é daí, tão simples, que surge o nome e a ideia deste blog. Partindo de uma das minhas inspirações iniciais e dum local onde a literatura que mais me encanta foi criada, minhas ideias partem e eu tento ingressar no processo criativo. Neste espaço, posto e pretendo postar contos, fragmentos de textos nunca terminados, ideias de romances, opiniões sobre livros e filmes, frases e parágrafos de livros que gosto e resenhas. 

Espero que a leitura agrade alguém.

Bruno Eleres

One Response to O Blog

  1. “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. (Johann Goethe) -

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.